Eleições em BH: Luísa Barreto propõe incentivos em troca de lixo reciclável


Candidata do PSDB quer criar polos de reciclagem em todas as regionais da cidade


Luísa Barreto (PSDB) quer criar pontos de coleta seletiva em todas as regionais de BH |
Foto: Cláudio Cunha
Por ELISÂNGELA ORLANDO
12/11/20 - 14h15
https://www.otempo.com.br/


Luísa Barreto, que disputa a Prefeitura de Belo Horizonte pelo PSDB, afirmou nesta quinta-feira (12) que, se vencer as eleições deste ano, pretende criar polos de reciclagem em todas as regionais da cidade. Para estimular a população a entregar o lixo reciclável nesses locais, a candidata disse que vai oferecer incentivos, como redução no IPTU, recarga no cartão BHBus e cursos.

“Implementar estratégias criativas de gestão de resíduos é fundamental para se criar uma Belo Horizonte mais sustentável e melhorar sua eficiência energética. A gestão atual tem uma meta de 40% de população atendida por coleta seletiva em 2021, mas, nos três primeiros anos, nada mudou. Em 2019, a coleta atingiu 24% da população, ainda muito distante da meta pretendida”, criticou Luísa.

De acordo com a postulante à PBH, atualmente, apenas 56 dos 487 bairros da cidade têm coleta seletiva de material reciclado porta a porta. “Essa modalidade é muito cara para ser implantada em toda a cidade. É importante que a prefeitura tenha um outro olhar e amplie a rede de locais de entrega voluntária, que chamamos de ecopontos ou pontos verdes”, frisou.

A candidata tucana explicou que, com a criação dos ecopontos em cada uma das nove regionais da cidade, as pessoas terão que se deslocar menos para entregar os resíduos que podem ser reaproveitados ou terem outra destinação. “A facilidade de acesso é mais um incentivo para que a população adote essa prática”, pontuou.

Outra proposta de Luísa Barreto é firmar parcerias com as associações de catadores de lixo. “Quero garantir que o lixo coletado retorne em forma de renda para essas pessoas que fazem esse trabalho tão importante na nossa cidade”, destacou.