Eleições em BH: Lafayette quer divulgação nacional de eventos culturais de BH


Candidato diz que vai colocar recursos no Fundo Municipal de Proteção aos Bens Culturais para estimular o setor
https://www.otempo.com.br/

Lafayette Andrada (Republicanos) é deputado federal e candidato a prefeito de BH |
Foto: Divulgação / Lafayette Andrada
Por ELISÂNGELA ORLANDO
11/11/20 - 15h30


Candidato à Prefeitura de Belo Horizonte pelo Republicanos, o deputado federal Lafayette Andrada disse nesta quarta-feira (11) que, se for eleito, vai criar um calendário com todos os eventos culturais da cidade para que sejam divulgados nacionalmente.
De acordo com Andrada, o objetivo é estimular a retomada do setor, que foi um dos mais atingidos durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), uma vez que a realização de eventos foi proibida.

Outra proposta do candidato é ativar o Fundo Municipal de Proteção aos Bens Culturais, injetando recursos para gerar incentivos para a cultura. "Também vamos fazer uma lei que dá incentivos tributários para as empresas que apoiarem eventos culturais", afirmou.

"A cultura, assim como o turismo, é um tipo de 'indústria' que gera renda, emprego, ativa a economia e não polui. Por isso, ela precisa de um tratamento todo diferenciado", defendeu o postulante.


Questionado pela reportagem sobre a realização do Carnaval em 2021, Andrada disse que é algo que ele precisa avaliar. "Estão dizendo que está vindo aí a segunda onda da pandemia. Eu não sei se do ponto de vista sanitário, se do ponto de vista da pandemia, enfim, se é interessante acontecer o Carnaval no próximo ano. Se tivermos uma segunda onda da pandemia, é oneroso ter Carnaval", pontuou.