Eleições em BH: Jair Bolsonaro diz que 'não tem o poder de eleger Bruno Engler'


O candidato à PBH foi até Brasília nessa quarta-feira (11) para participar de uma transmissão ao vivo com o presidente


Eleições em BH: Jair Bolsonaro diz que 'não tem o poder de eleger Bruno Engler' |
Foto: Reprodução/Facebook
Por LUCAS HENRIQUE GOMES
12/11/20 - 16h02
https://www.otempo.com.br/

O candidato à Prefeitura de Belo Horizonte Bruno Engler (PRTB) foi até Brasília nessa quarta-feira (11) para participar de uma live com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A transmissão ocorreu na página do chefe do Planalto, que apresentou alguns nomes de candidatos ao Executivo e ao Legislativo em algumas cidades e abriu espaço para que Engler apresentasse as suas ideias e propostas para Belo Horizonte. No vídeo, que até a tarde desta quinta-feira (12) tinha mais de 500 mil visualizações, Bolsonaro disse não ter o “poder de eleger o Bruno Engler em BH” e nem “prefeito em lugar nenhum”, mas pediu uma “força” para o aliado.

“Gostaria de estar fazendo campanha com alguns candidatos, mas fisicamente, ir lá, fazer comício, carreata, caminhada contigo, Bruno, mas não tenho meios para fazer isso aí. Estaria abandonando o meu serviço em Brasília. Tu sabe (sic) que todo dia é uma agonia, se você for prefeito também, você vai ver, apesar de ser bem pequeno em relação a Brasil o município de BH, todo dia você vai ter um problema. Eu não tenho o poder de eleger o Bruno Engler em BH, eu estou pedindo uma força para ele porque vai ser um aliado nosso, tá certo? Assim sendo, nós nos fortalecemos, nós (que eu digo) é o Brasil e o município. Eu não tenho poder então de eleger prefeito em lugar nenhum”, afirmou o presidente.

Bolsonaro disse que “há uma diferença enorme” entre os pleitos municipais e aqueles que definem presidente, governadores, senadores e deputados. “(A eleição estadual e federal) mexe com muito mais gente e o interesse é muito maior, é uma partida de futebol e é a partida de fundo, o segundo jogo, então há um envolvimento maior”, comparou.


O chefe do Planalto afirmou ainda que algumas pessoas “acham que ao citar o nome dele (Bruno Engler) aqui, eu estou ajudando muito”. “Eu acho que ajudo pouco, colaboro pouco e quem acredita em mim, peço que acredite nos candidatos desses municípios”, concluiu o presidente antes de apresentar alguns postulantes a diversas prefeituras pelo país e, depois, alguns candidatos a vereadores.

Durante a transmissão, o presidente levantou alguns assuntos para que o candidato ao Executivo da capital mineira comentasse e apresentasse as respectivas propostas. Foi assim com a possibilidade de uma segunda onda de coronavírus, onde Engler afirmou que não fecharia a cidade, como também não obrigaria a população a tomar a vacina; os estragos causados pelas chuvas que, segundo o candidato, poderiam ser amenizados diante de desassoreamento dos rios. A descrença por parte deles em relação às pesquisas eleitorais também foi assunto da conversa e ambos disseram acreditar em um segundo turno na capital mineira.

“Tem muita gente apostando, ao ver pesquisa, que não haverá segundo turno em BH. Eu estou esperançoso que haja segundo turno e que o Bruno seja um dos dois a disputar. A gente zera o placar, tem o tempo de televisão e fazer uma disputa saudável para termos um prefeito a direita alinhado com o conservadorismo e com os valores familiares”, disse Bolsonaro. Engler afirmou que “tem uma grande chance” de ter segundo turno na capital mineira e também de ter “uma candidatura à direita alinhada ao presidente para tentar trazer uma verdadeira mudança para a cidade”.

Futebol e Praia

Durante a conversa, o presidente voltou a comentar sobre a situação dos times mineiros. Bolsonaro disse que o “América está bem na Copa do Brasil”. Sobre o Cruzeiro disse que o time está invicto após a chegada de Felipão, mas acha que “o torcedor da raposa não engoliu” o último empate do time contra o Guarani jogando no Mineirão. “Não vi o jogo não, mas tinha que ter ganho em casa, nada contra o Guarani, mas esperava uma vitória”, disse. Já quanto ao Atlético, Jair Bolsonaro disse que está bem e Engler afirmou que o time alvinegro luta pelo título.

Assim como fez em outra ocasião, Bolsonaro chegou a brincar sobre “prometer uma saída para o mar” em Belo Horizonte. “Você quer pelo Atlântico ou pelo Pacífico?” indagou o presidente ao candidato, que respondeu que daria mais trabalho fazer a saída pelo Pacífico.

Gafe

Apesar de citar por algumas vezes o número de Engler na disputa deste ano, ao encerrar a transmissão, Bolsonaro pediu o voto para o número 38, da legenda Aliança pelo Brasil, que ainda aguarda o aval da Justiça eleitoral para ser criado. O deputado estadual mineiro corrigiu o presidente e disse que só usaria o número “quando a Aliança ficar pronta”.