>Enchentes em BH: Lafayette Andrada vai atacar a raiz do problema








Enchentes em BH: um velho problema que tem solução




Lafayette Andrada vai atacar a raiz do problema

Belo horizonte tem hoje 89 áreas com risco de inundação. Em 2016, a prefeitura contratou um estudo sobre a vulnerabilidade aos efeitos das mudanças climáticas. De acordo com a pesquisa, até 2030, é possível que cerca de 80% dos bairros da capital serão classificados como de alto risco, com problemas de inundações, deslizamentos, aumento de doenças como dengue e chikungunya, além de ilhas de calor. A explicação para isso, de acordo com especialistas, é o fato de BH ter sido construída sobre canalizações de córregos. Na gestão para Prefeito de Belo Horizonte de Lafayette Andrada, isso terá solução.

“Esperar que 80% da população sofra com problemas causados por chuva é um disparate. Para que isso não ocorra, em nossa gestão faremos uma intervenção imediata nos pontos de inundação priorizados, como o Vilarinho e a Av. Tereza Cristina. Obras que estão em andamento terão seus cronogramas acompanhados no detalhe e as que estão em fase de licitação serão agilizadas. O sistema de captação de água pluvial deverá ser analisado, para verificar a necessidade de troca ou manutenção”, disse.

Lafayette pretende realizar a análise de todos os pontos de alagamento e traçar ações de curto, médio e longo prazos, para mitigar os efeitos e solucionar o problema. “Urbanistas e especialistas acreditam que podemos realizar ações rápidas com bons resultados, como o aproveitamento de passeios com drenagem, a exemplo da Praça da Liberdade. Desta forma, a água da chuva terá uma maior absorção e o problema pode ser reduzido.”