Lafayette Andrada propõe polícia municipal e integração da segurança pública



Candidato à Prefeitura de Belo Horizonte considera que questão deve ser tratada não apenas do ponto de vista do policiamento, mas também com medidas de outras secretarias

Lafayette Andrada quer atuação mais incisiva da Guarda Municipal em Belo Horizonte |
Foto: Divulgação
Por PEDRO AUGUSTO FIGUEIREDO
28/09/20 - 12h25
https://www.otempo.com.br/

O candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, Lafayette Andrada (Republicanos), propõe integrar a gestão da segurança pública na cidade e também utilizar a Guarda Municipal para realizar policiamento ostensivo na capital mineira, transformando-a no que prefere chamar de “polícia municipal”.

Embora reconheça que a segurança pública seja uma atribuição do governo estadual, Andrada afirma que há espaço na legislação para que a Guarda Municipal atue de forma mais incisiva.

A Constituição Federal prevê que cabe às polícias militares “a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública”, enquanto as guardas municipais são responsáveis por proteger bens, serviços e instalações municipais.

“Hoje em dia isso já avançou na legislação federal. As guardas municipais hoje já podem andar armadas. Antigamente não podia. Então hoje elas podem também fazer um policiamento ostensivo, principalmente nos próprios municipais. Nas praças, nas escolas”, explica o candidato, ressaltando que pretende articular a atuação da Guarda Municipal com os órgãos de segurança estaduais.

“Mas seguramente a presença ostensiva da Guarda Municipal também ajuda a coibir e reprimir a criminalidade”, diz.

Lafayette Andrada considera que a segurança pública não é apenas um problema de policiamento e, por isso, precisa ter uma gestão integrada com outros órgãos da administração municipal.

Para isso, ele pretende implantar um comitê para integração da gestão da segurança pública, chamado por ele de Igesp.

“Vou dar um exemplo: se nós tivermos uma pracinha mal iluminada certamente ela vai virar foco de tráfico e de violência. Então nós temos que fazer ali uma atividade integrada: temos que fazer o policiamento, claro, mas também vamos ativar a Secretaria de Obras para iluminar bem aquela praça; vamos ativar a Secretaria de Esportes para fazer atividades esportivas”, afirma Lafayette Andrada.

“É um conjunto imenso de atividades intersetoriais que precisam ser integradas. Por isso nós vamos criar o comitê chamado Igesp”, completa.