Gov. Anastasia inicia encontros de negócios na Suiça

ZURIQUE (19/10/11) - O governador Antonio Anastasia visitou, nesta quarta-feira (19), em Zurique, a sede de duas multinacionais com presença em Minas Gerais, a Holcim, maior produtora de cimento do mundo, e a ABB, corporação que atua na produção de equipamentos e sistemas para diversos setores industriais.

O presidente da Holcim Brasil, Otmar Huebscher, foi à Suíça para receber o governador Anastasia e confirmou, para o começo de 2012, o lançamento da pedra fundamental da expansão anunciada na unidade da empresa no município de Barroso, região Central do Estado. De acordo com protocolo de intenções assinado em agosto, será investido R$ 1,4 bilhão aumentando a capacidade produtiva da unidade de 1,2 milhão para 3,6 milhões de toneladas de cimento. A previsão é de que a produção se inicie até o final de 2013.

Anastasia afirmou que a confiança de uma empresa do porte da Holcim, que também tem uma fábrica em Pedro Leopoldo, demonstra o bom momento da economia mineira, refletido também no consumo de cimento.

"As grandes obras de infraestrutura a serem realizadas no Brasil nos próximos anos favorecerão a venda de cimento e, é claro, Minas Gerais, que já detém hoje a maior produção brasileira de cimento, vai continuar aumentando sua participação. Minas já se equipara, em termos de consumo per capita, ao estado de São Paulo. A visita a Holcim foi muito proveitosa, na confirmação dos investimentos anunciados recentemente e do lançamento da pedra fundamental da expansão da fábrica em Barroso", disse o governador.