Aécio usará seminários para promover adoção

Aécio Neves articula seminários da Frente Parlamentar pela Adoção para mobilizar sociedade civil

Seminário discutirá adoção em Belo Horizonte
Fonte: Assessoria de Imprensa do senador Aécio Neves
Senador Aécio Neves articula estratégias da Frente Parlamentar pela Adoção para mobilizar sociedade em todo o país
Um seminário em Belo Horizonte para ouvir representantes de entidades que direta ou indiretamente lidam com a questão da adoção e da busca de convívio familiar para crianças e adolescentes que estão em abrigos no Brasil. Esse é um dos próximos passos definidos pela Frente Parlamentar pela Adoção, com o objetivo de envolver a sociedade civil na luta iniciada esta semana.  A estratégia foi acertada pelo senador Aécio Neves, que reuniu na noite dessa quarta-feira (15/06), em seu gabinete, o senador Lindbergh Farias e o deputado Gabriel Chalita. Os três são os principais articuladores do movimento. A ideia é ouvir as entidades, colhendo sugestões, e divulgar as propostas já apresentadas.
Na avaliação do senador Aécio Neves, é fundamental envolver a sociedade civil na luta pela adoção e o primeiro caminho é buscar aliados que já têm algum envolvimento com a questão, inclusive frentes ou grupos já articulados nas assembléias legislativas.
"Temos que somar forças, partilhar ideias e experiências para lutar contra o preconceito que ainda ronda essa questão. Uma das minhas maiores preocupações é, sobretudo, a situação de crianças mais velhas e adolescentes, e também os portadores de alguma doença ou deficiência. São eles que, como é comprovado estatisticamente, menos chances têm de serem adotados. Temos que buscar alternativas para assegurar a esses milhares de brasileiros se não uma família, ao menos um convívio familiar que lhes garanta atenção e carinho", disse o senador, informando que a data do seminário será anunciada nas próximas semanas.
De acordo com pesquisa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), quanto mais velha a criança ou o adolescente, mais difícil é sua adoção. O levantamento da CNJ mostra que crianças com zero, 1, 2 e 3 anos são procuradas,  respectivamente, por cerca de 20% dos pretendentes a adoção. Já em relação àquelas com nove anos, por exemplo, o percentual cai para 0,3%.
Regiões
De acordo com Aécio Neves, também estão sendo articulados seminários com o mesmo propósito em São Paulo e no Rio de Janeiro.  É no Sudeste que se concentra nos abrigos o maior número de crianças e adolescentes. De acordo com pesquisa do Conselho Nacional de Justiça, é na região que estão 49% dos jovens e crianças aptos a adoção. Na região Sul são 30,5%, na Nordeste, 10,5%, na Centro-Oeste, 7,5%, e na região Norte, 2,5%. A CNJ ressalta, entretanto, que há dificuldade de levantar dados mais precisos nessas últimas regiões.