Aécio Neves integrará comissão de reforma política no Senado.

Mariana Jungmann / Da Agência Brasil /Uol Noticias
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) integrará a comissão do Senado que vai elaborar o projeto de reforma política, uma das prioridades do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP).
A Comissão de Reforma Política deve ser instalada na próxima semana e contará também com a participação dos ex-presidentes da República Itamar Franco (PPS-MG) e Fernando Collor (PTB-AL).
"Eu aceitei o convite do presidente José Sarney para fazer parte dessa comissão com esse sentimento: de que ela terá prazo e que vai apresentar matérias ao plenário que não sejam absolutamente consensuais", afirmou Aécio.
De acordo com o senador mineiro, como haverá dificuldades em conseguir um acordo amplo para a reforma política, o assunto deve ser levado à votação para que a maioria decida sobre os pontos polêmicos. Para Aécio Neves, a reforma deve ser concluída ainda no primeiro semestre porque dela dependem as outras reformas.
"Esse é o semestre. A reforma política, na minha opinião, não pode passar desse semestre. Ela precede todas as outras reformas. Não há condição de fazer nenhuma reforma constitucional sem antes concluir uma reforma política".
Aécio Neves ressaltou ainda que entre os temas mais importantes da pauta do Senado estão o financiamento público de campanha, o voto distrital misto e as cláusulas de barreira